domingo, 23 de agosto de 2009

Curisodades sobre a Badeira Nacional

O Brasil já teve muitas bandeiras. Até 1645, utilizamos as mesmas de Portugal. Depois disso, as bandeiras foram sendo modificadas de acordo com os acontecimentos políticos da tão querida nação Brasileira.

A bandeira que conhecemos hoje foi adotada pelo decreto nº 4 de 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República. Teoricamente por isso, 19 de novembro é o Dia da Bandeira.

Quando a bandeira surgiu ela possuía 21 estrelas, 20 para os estados e uma para o município neutro (mais tarde Distrito Federal). A bandeira foi modificada outras vezes, sempre para incluir os novos estados, isso está previsto na Constituição Brasileira.

CURIOSIDADES
Estas aqui estão até na constituição do pais como lei nacional obrigatória:

*A Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde (tradicionalmente, às 8h e às 18h). Ela só pode ficar exposta à noite se for bem iluminada.

*O hasteamento é obrigatório em órgãos públicos, em dias de festa ou de luto nacional (em que deve ficar a meia-haste).

*Não é permitido hastear a bandeira de outro país em terras brasileiras se ao lado direito não estiver a Bandeira Nacional com o mesmo tamanho. A exceção é para embaixadas e consulados.


Mais uma curiosidade, só qui essa é sobre o nome "bandeira":
A palavra "bandeira" tem origem gótica ("bandvja") e latina ("bandaria"). Outros sinônimos para "bandeira" em português: auriflama, balsa, bandeirola, emblema, estandarte, flâmula, galhardete, gonfalão, guião, insígnia, pálio, pavilhão, pendão, vexilo e lábaro, que por acaso lembra o hino nacional : "O Lábaro que Ostentas estrelado" (nem sei si tá certo).

Postado ao sonzasso som de: The Next Girl Door - Blink 182
Postado por: Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário